terça-feira, 31 de maio de 2011

MAIS ORIGAMIS PARA FESTAS JUNINAS



Como achamos um charme chapéu caipira, melhor agora depois do casamento do Príncipe William, postaremos o deste ano que fizemos para Letícia.
CHAPÉU LETÍCIA
2010


No ano passado foi este ao lado e colocamos mais uma vez agora lembrando que os origamis da bicharada estão pelas postagens da Maria Dobradura, sendo que o diagrama da ovelha encontra-se até hoje na lateral do blog.


Neste anos optamos por um chapéu "avançado". 
A roupa da Letícia é nesta estampa verde, azul amarela e branca, meio bandeira nacional, vista na faixa do chapéu. O modelo nada caipira (postarei na semana que vem, depois da festa no próximo domingo), com calçola enfeitada com bordado ingles. Resolvemos dar destaque ao chapéu.
Quando minhas filhas eram pequenas ainda achavamos chapéu de melhor qualidade, mas agora são sofríveis. Tiramos as rendas da beirada e do lugar da fita e o chapéu ficou desprotegido nas beiradas sem arremates, podendo ainda machucar a uns e outros baixinhos.
Disfarçamos pintando com tinta acrílica Acrilex azul hortênsia. Colamos (cola de artesanato) um viés azul na aba. Uma faixa do tecido foi colada no lugar da fita. 
As flores - tipo Girassol, cujo diagrama está abaixo fizemos com papeis de 9 cm de lado. O miolo resolvemos fazê-lo pequeno. As folhas são de origami e tem diagrama já postado pela Maria Dobradura. os papeis utilizados foram vegetal cromático (Thibiergy & Comar francesa, mas devem ter na fabricação Translucent, os cromáticos estão em falta) em dois tons de azul - da Vippapers. A flor azul marinho é com papel japonês de uma linha chamada TANTO ou TANT - com acento em algum lugar. Ótimos papeis para se fazerem rosas. Foram comprados na Livraria Sol e há pacote com tons de vermelho e rosa, pacote com tons amarelo laranja, pacote em tons de verde e pacote em tons de azul. Fora o pacote com 100 folhas, uma de cada cor!

As flores foram colocadas em arames revestidos de verde, já adquiridos assim. Encontram-se na Barra Doce. Claro que na Rua 25 de março deve ter todos os tipos de arame, mas isso é para quem a enfrenta sempre.
As folhas foram feitas com papel vegetal Translucent da ARJOWIGGINS (papel atual, talvez nacional) da Vippapers.
Para melhor fixar flores e folhas utilizamos aquela espuma com cola dos dois lados da Acrilex. Em nosso caso comprada na Casa da Arte - Brooklin. Mas, tivemos que utilizar cola quente (ainda procuro quem me ensine a utilizar essa espécie de cola sem me enrolar na teia que ela forma).
Os corações feitos em rosa e dourado, para quebrar um pouco as cores (nem tanto) da bandeira, foram feitos em quadrados de 5 cm de lado. Já postamos esse diagrama. Os papeis dourados vegetal da Translucent. Os papeis rosa e branco (xadrez) são japoneses e encontrados num pacote com papeis xadrez de várias cores, mas todos são grandes apenas este tipo de rosa/lilás é pequeno. Na Livraria Sol. Os arames aqui utilizados, são muito fininhos revestidos de branco e aguentam o peso de papeis de origami mais leves e pequenos. Também da Barra Doce.
Depois de fazer o chapéu a Maria Dobradura sente-se quase capacitada para ser chapeleira maluca em Londres. Mas lá já tem o Chapeleiro Maluco no país das maravilhas da Alice.

4 comentários:

  1. Olá Maria Lucia,tudo bem?
    Eu achei LINDO esse chapéu.
    Com certeza a festa junina ficará muito mais bonita com a beleza desse chapéu.
    Parabéns pela criatividade.
    É fantástico.Já faço parte da sua turma de seguidores.Não quero perder um detalhe.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Lovely artesanato! Você tem o espírito de um verdadeiro criador.

    Por favor, olhe decoração tradicional artesanato japonês.

    O amuleto da sorte para a vida segura

    A oração para a sua tranqüilidade e beleza ....
    Por favor, Tenha um bom fim de semana.

    Saudações e abraço Querido!
    A partir de Saga, no Japão.
    ruma

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Obrigado pela sua visita.

    O coração lindo vai convidar toda a paz.
    espaço lindo pintado no Japão ...

    forte abraço, do Japão.
    ruma

    ResponderExcluir
  4. Olá, Maria! Recebi sua visita e vi que ficou curiosa pela historinha. Acesse http://janicedmarques.blogspot.com/search/label/Estorinha%20de%20origami ou na barra lateral Meus trabalho sem vergonha, estorinha de origami. há duas estorias que fiz há um bom tempo. Surgiu nas férias quando resolvi dobrar roupas e acessorios do origami Club. Boa diversão.

    ResponderExcluir