quarta-feira, 21 de julho de 2010

ORIGAMI TANABATA


Todos os anos no Japão no dia 7 de julho comemora-se a festa do TANABATA.
O TANABATA MATSURI é a festa que tem por base uma lenda muito antiga sobre duas estrelas Vega e Altair. Conta a lenda que a princesa Orihime e do pastor Kengyu se apaixonaram esquecendo-se de suas obrigações dedicando-se somente à paixão. Foram amaldiçoados e transformados em estrelas separadas pela Via Láctea. Mas o Senhor Celestial teve pena dos dois e permite um enconto anual entre eles. Em agradecimento por lhes ser permitido este encontro anual o casal atende a pedidos que são colocados em papeis coloridos e pendurados em bambu.

TANABATA NO BRASIL DE 2010 SERÁ NO FINAL DE SEMANA 24 E 25 DE JULHO
Aqui no Brasil a festa realizada no bairro da Liberdade em São Paulo é maravilhosa. As ruas, em toda sua extensão, recebem enfeites coloridos. Alem do visual espetacular, se for um dia de sol e com algum vento, ainda se ouve o murmúrio dos movimentos dos papeis.
Ao lado das ruas estão colocados os bambús que ficam carregados da tiras de papel com pedidos. Às vezes é dificil até encontrar um lugar para o pequeno papel. É uma festa com número muito grande de pessoas e até de outros estados gostam de vir par cá, pois a beleza é de impressionar. Lá há papeis que são distribuidos e alguns vendidos.
A Maria Dobradura não quer deixar passar em branco esta data e resolveu ensinar origamis de e com estrelas para se fazer os pedidos. Você faz quantos quiser em casa e se morar em São Paulo, vá até a Liberdade pendurá-los.
Morando em outro lugar distante pendure seus enfeites em qualquer árvore. Como já dissemos, acreditamos na força do pensamento para conseguir alguma coisa e dentro de uma festa bonita, com tanta gente desejando coisas boas, é bem provável que cada um consiga o que tanto deseja.
Vamos ao modelo da estrela já com tirinha papel, especial para Tanabata.


Material - É necessario papel de 7,5 cm x 15 cm. Fio para poder pendurar.
Se necessitar alem do diagrama, quem sabe a explicação abaixo ajude. Espero!
PASSOS
PASSO 1 - Dobre o papel no sentido do comprimento e abra novamente. Dobre marcando a metade do papel em seu comprimento. Abra e novamente dobre este 1/4 superior ou a metade superior e deixe dobrado.
PASSO 2 - Dobre as duas pontas superiores, como indicado na figura. E abra novamente.
PASSO 3 - Insira estes limites superiores para o centro interno, por dentro.
PASSO 4 - Dobre a ponta à direita para baixo e traga para o centro e para baixo.
PASSO 5 - Veja como fica esta dobra e agora traga a ponta da esquerda sobrepondo à dobra anterior. Elas têm tamanho igual.
PASSO 6 -  Leve a ponta inferior da esquerda, do que foi dobrado anteriormente, para os lado ficando como na figura 7.
PASSO 7 - Faça o mesmo com o outro lado.
PASSO 8 Corte as duas bases nos lugares indicados até o limite estabelecido pela ponta inferior dos triângulos formados.
PASSO 9 - Faça as dobras como o indicado.
PASSO 10 -Vire o origami para trás.
PASSO 11 - Dobras fáceis, como indicado.
PASSO 12 -Descer a parte correspondente a estrela. Para facilitar o tamanho é o indicado nas dobras feitas anterioremente.
PASSO 13 -Dobre ao meio esta parte dobrada ficando em linha reta com a posição da estrela.
PASSO 14 - fazer o mesmo com a outra ponta.
PASSO 15 Fazer dobras para dentro como o indicado. Mas nem é tão necessário.
PASSO 16 - Dobre o origami na base.
Ele abre e fecha fácil, facilitando o que deseja escrever.
Esta estrela tambem pode ser utilizada em outras situações.


ESTRELA FÁCIL E AGRADÁVEL PARA SE FAZER...MILHARES
Há uma estrela mais simples que é bom aprender, pois elas cabem em qualquer lugar e qualqeur situação. No Tanabata carregando recados e pedidos Em festas diversas e sobretudo no Natal. Aprender desde já estas estrelas que até em papel bem pequeno ficam ótimas, não têm avesso, visual igual dos dois lados. Boas para girar. Em árvore de Ntal são especiais.

Como mostra a foto no inicio da postagem pode ser colocado uma tirinha de papel com o pedido e ser colada na pontinha interna.
Pode se fazer um furo para inserir linha ou barbante para pendurar.
Pode introduzir um arame ou palito de churrasco na fenda central, colar e terá um outro tipo de enfeite para qualquer época e pode não colocar nada e inventar o que fazer.
O bambú daqui de casa resolveu encostar no céu, ou espiar a casa do vizinho, e como a Leticia queria ajudar arrumamos uma planta baixa e um limoeiro meio-anão para colocar os enfeites. Como se vê é só inventar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário