quarta-feira, 14 de abril de 2010

ORIGAMI DIA DAS MÃES - 2 - CORAÇÃO



Coração de mãe não tem tamanho. E raramente quando se fala de mãe alguem não lembra como símbolo o coração.
Mais uma vez colocaremos diagrama, pois meu esmalte desta semana é roxo e não achei direito perturbar a vista de ninguem.
Há muitos modelos de corações, mas considerei este mais fácil, sem margem de erros e interessante pela versatilidade.
Eles podem ser confeccionados e simplesmente serem entregues. Podem fazer parte de um "colar". Um tipo de etiqueta para entregar o presente ou amarrado ao mesmo e daí não só para mães, fará sucesso.
Nas fotos poderão ver que incluimos filipetinhas com mensagens, palavras e algo que possa comunicar o que se quer dizer.
Acreditamos que não só com crianças, sempre é muito válido o acrescentar algo com as próprias palavras em seus presentes.
Vamos ao esquema/diagrama. Amplie para acompanhar melhor. Abaixo interpretaremos cada passo. Utilizamos papeis de 15cm, de 10cm, de 7,5 cm e de 6 cm de lado. pode usar até um papel grande de gramatura e áreas maioires.  


PASSO 1 - Com o avesso do papel virado para você faça as duas dobras - vertical e horizontal- indo e voltando deixando o papel aberto.
PASSO 2 - Trazer o limite inferior do papel para a linha central para fazer a dobra que será mantida.
PASSO 3 - Neste passo você fará estas duas dobras (montanha) para trás. Se ajudar vire todo o trabalho e depois retorne na posição que está "olhando" para voce, como no modelo.
PASSO 4 - As duas partes laterais traga para a linha central e deixe.
PASSO 5 - Desça a borda superior do papel até 1/3 do espaço com a cor do avesso do papel. O importante é ficar aquele biquinho do coração lá embaixo que você verá mais claro no passo 6.
PASSO 6 - Quando voce seguiu o passo 5 na parte superior do origami percebeu que ficou uma dobra pequena em cima. As flechas indicam que você colocará o dedo para abrir este espaço e que acontecerão automaticamente  as dobrinhas de montanha no centro superior.
PASSO 7 - As pequenas pontas superiores externas são dobradas para formar o coração. No mesmo passo abaixo você fará duas dobras (montanha) colocando as laterais para trás. Depois insira para dentro.
PASSO 8 - Levante toda esta parte indicada, menos o biquinho inferior.
PASSO 9 - Se quiser coloque um fio, ou nem é preciso, mas encaixe como mostra o detalhe fotográfico. É bem fácil, fica equilibrado, não fica abrindo e dispensa cola. Sucesso e detalhes fazem a diferença. Não exatamente deste tipo de detalhes fala a música de Roberto Carlos, então segue a frase de Rohr Van der Miers - grande arquiteto - que disse
DEUS, ESTÁ NOS DETALHES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário