quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

SEBO DE LIVROS








Chegamos a ter 2000 livros catalogados. Algumas vezes faziamos doações para bibliotecas como da favela Paraisópolis e outros locais carentes. Mas sempre tinhamos muitos livros. Chegamos a nos interessar por aquele movimento de ler um livro e "esquece-lo" num banco de praça, metrô ou em algum lugar.
Nada até então a ver com doação de livros, todos os anos por ocasião da semana da criança confeccionavamos caixinhas de origami para crianças de hospitais ou de locais carentes com brindes, chocolates, e fazíamos a doação.
Então em 2007 mudaríamos de casa, depois de 25 anos na Lourenço de Almeida e resolvemos fazer um SEBO SEBOSO com média de 300 livros como preço de 1 real cada. Mandamos e-mails para amigos que passaram para outros amigos e se inscreveram (tinha livros ótimos como na época O CAÇADOR DE PIPAS - HISTÓRIA DOS POVOS ÁRABES - EINSTEIN VIVEU AQUI e vários outros). Em alguns livros tínhamos até 13interessados. Todos os inscritos, num domingo pela manhã ao vivo, fizemos o sorteio dos interessados. Por sugestão do pessoal que achou muito barato um real por livro, quem era sorteado pagava dois reais.
A finalidade deste sebo era comprar os papeis para as caixinhas que na época já se confeccionavam 400. O Sebo Seboso foi muito divertido mesmo, animado e pediram novas edições.
Na SEGUNDA EDIÇÃO DO SEBO SEBOSO 2008 já realizada aqui no Brooklin eramos duas com a atuação preciosa da Silmara. Os livros passaram a ter um preço mais justo. Pesquisávamos o preço em livrarias e em sebos. Nosso preço era mais baixo que o preço médio de sebo. Muitos livros tinham apenas um leitor e até nem isto e de edições recentíssimas. Neste segundo sebo já contamos com livros de outros "fornecedores" como a Silmara e a Denise. Vendemos a maioria e o restante que iriam para sebos a Denise arrematou por 1 real cada e fez uma doação para a Favela Panorama e para a Pastoral Carcerária.
O sucesso continuou e tivemos o TERCEIRO SEBO SEBOSO no dia 4 de julho de 2009. Os fornecedores aumentaram bastante, livros muito bons, trocas de e-mails animadíssimas e até tivemos 5 - CINCO - boletins em estilo jornalzinho dando noticias do sebo, entrevistando pessoas ligadas a livros, a trabalhos de terceiro setor com leituras de livros, indicação de leituras etc. Para quem quiser conhecer estes boletins basta solicitar por e-mail.
A conclusão é que conseguimos comprar TUDO - papeis, brindes dos mais variados - com o dinheiro do sebo. Os livros que sobraram foram doados para um grupo que está criando bibliotecas nas zonas ribeirinhas do Amazonas e para um Hospital de Diadema em que uma assistente social incentiva a leitura. De nossa parte entregamos sacolinhas de origami bem recheadas e enfeitadas para o GRAACC, Boldrini (Campinas), Hospital Darcy Vargas, Hospital do Cancer A.C. Camargo, SEPACO. Foram 600 caixinhas.
A novidade.... Estamos armando o sebo de 2010. Silmara já agitou a bandeira de largada e vamos começar a nos organizar. Muitas pessoas já doaram livros para este novo sebo e quem ainda quiser doar é só entrar em contato. As listas recebidas por e-mail são claras e esclarecedoras e todos têm informações de cada passo dos livros e de suas consequentes ações sociais.
Uma questão. Seboso lembra sujeira e nosso livros são bem limpinhos. Estamos pensando em mudar o nome de Sebo Seboso. Aguardamos sugestões.
Maria Dobradura tem tudo a ver com origamis e propostas sociais há mais de dez anos. E ela ADOOORA ler! E acha que um dos pontos que melhoraria o Brasil está no hábito de muitas leituras.
Clique nas figuras para ampliá-las

Um comentário: