sábado, 16 de janeiro de 2010

AVIÃOZINHO DE PAPEL - SUCESSO NA EDUCAÇÃO


Conhecer alunos e participantes de uma aprendizagem ou treinamento é tarefa contínua. Mas, alem disso, é necessário que todos participem.
Tem pessoas que precisam de uma campainha, um sino, uma batida até de sapato para achar que outros entrarão no esquema de trabalho. Poucos, pouquissimos permanecem atentos e participativos assim. Mas como ter pelo menos uma grande parte dos músicos da orquestra sob determinado controle? Controle não é palavrão,mas a medida saudável para que não se percam em distrações excessivas e na frequente ausência de disciplina. Não significa rédeas apertadas. Há várias técnicas que podem atrair o pessoal num consenso.
Hoje, como pegamos carona no BLOG DA MARIA DOBRADURA vamos iniciar com um avião. Inclusive é interessante que quem ensinará um ótimo modelo será o professor ou condutor da atividade e não um aluno querendo dispersar a classe.
O modelo está acima. O tamanho 29,5X21 cm (folha sulfite) é ótimo, assim como a metade dele também dá um bom aviãzinho. Abaixo citarei um tanto de lugares em que isto foi feito e com SUCESSO!
PROCEDIMENTO
1- Há um tema para a aula ou curso.
2- Lembrar a todos o que é o tema do dia. Se necessário dar uma definição muito rápida e geral do assunto. O professor alerta que ao iniciarmos um processo novo seja até de uma aula não sabemos bem como aquilo será. Pode lembrar que existem companhias de turismo que costumam fazer turismo de voo cego. Isto é as pessoas viajam apenas sabendo que deverão levar roupas para qual tipo de clima. É a expectativa de algo que não se sabe, então tomarão um avião para chegar em algum lugar. poderão dizer que sabem o que é uma aula, avisem que cada vez dpose ser diferente.
3- Cada um de posse de uma folha de papel escreve o que pretende saber, conhecer, esclarecer com aquele tema da aula ou treinamento em questão. Não é necessário assinar. Vai depender do todo programado.
4- O professor ou quem coordena a situação toma também uma folha de papel e com os participantes vai construindo o avião.
5- Com os aviões prontos as pessoas de posicionam nas laterais da sala e conta-se até três para que todos joguem seus aviões para outro extremo. Isso dá uma visão espetacular e animada doa aviões. Não se preocupem com a disciplina. AVISE QUE ESTA É UMA ETAPA DO TRABALHO E QUE SE A DISPERSÃO FOR EXAGERADA É IMPOSSÍVEL SE TRABALHAR DE FORMA MAIS AGRADÁVEL.
6- Cada um pega o avião que caiu mais próximo de si e ao comando de voz faz-se outra revoada. Não mais do que três vezes. Pode ajudar a ultima vez os aviões se dirigirem para a frente da sala ou determinado local para que não haja a tentação de ficar voando.
7- Todos acomodados o professor ou instrutor pega três ou mais aviões ao acaso e lê as expectativas assinaladas. Se forem pertinentes diz que responderá durante o processo (isto é importante), caso não, diz que é assunto para outra situação. Aqui é jogo de cintura.
8- Processa-se a aula de quanto tempo for. Aqui a proposta é apenas a "chamada" para uma trabalho organizado geral.
9- Ao final da aula, curso ou treino pode se fazer outro avião, só para relembrarem. Este pode ser acrescido de frase de avaliação alegando o que eles levam de volta no avião que adquiriram nesta oportunidade. Depois de lançado o professor ou instrutor lê algumas e/ou recolhe para receber o feedback de seu trabalho. Pode parecer que leva tempo, mas de vez em quando fazer isto, leva a conhecer a turma, expectativas, concentrar para o trabalho e dar uma dinâmica para a mesma. É gratificante e auto-formador para o professor.
LOCAIS ONDE JÁ FORAM UTILIZADOS ESTES AVIÕES (e neste modelo)
1- Só enquanto origami.Abertura da copa do mundo na Coréia. Festa da Primavera do Boldrini (hospital Infantil de Campinas)
2- Cursos de extensão de engenharia (vários), reuniões de pais e professores, reunião de coordenação de escola, aula de literatura em colegial, treinamento de pessoal técnico e administrativo de escolas, aulas variadas de curso colegial, de faculdade e até de 1o. grau.
DÁ CERTO! E a disciplina fica na mão de quem por direito e dever - o professor... sem medo de ser e deixar aos outros felizes.
Clique nas figuras para ampliar

4 comentários:

  1. Olá!!
    O Flávio já aplicou esta dinâmica do avião em cursos de extensão de Engenharia. Pode parecer que as pessoas vão achar infantil por ser aviãozinho de papel, mas eram pessoas já formadas (então não eram crianças!!), e deu super certo, todos participaram. Descontraiu e aproximou mais a turma ao professor. Ele está dizendo que o receio inicial é mais de quem está aplicando, mas deu tão certo que repetiu várias vezes em outras ocasiões. Ele recomenda!!!
    Coloca a dinâmica da mala também, eu apliquei várias vezes em cursos de mestrado e foi bem legal!!!
    Abraços a todos
    Kity

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA!
    GOSTEI MUITO DA IDÉIA. GOSTEI TAMBÉM DA PALAVRA CONTROLE NÃO SER UM PALAVÃO. ELA TRAZ A PREOCUPAÇÃO DE OFERECER ALGO PARA ALGUÉM, DE TORNAR A TAREFA MAIS INTERESSANTE E O RESPEITO PELO GRUPO. CONTROLE DA ATIVIDADE E NÃO DAS PESSOAS....PATRABÉNS!
    JÁ USEI BEXIGAS NO LUGAR DO AVIÃO.AS PERGUNTAS SÃO ESCRITAS EM PAPÉIS E COLOCADAS DENTRO DELAS E DEPOIS SÃO CHEIAS E JOGADAS....
    BEIJO

    ResponderExcluir
  3. A idéia do avião é fantástica!!! É uma ferramenta fundamental para início de qualquer curso. Você tira aquela expressão meio carregada dos alunos, permitindo uma aproximação imediata professor-aluno. Eles estranham no início, mas depois curtem bastante a idéia e se divertem. E olha que apliquei em um curso de extensão de mercado financeiro com alunos da faixa de 30-40 anos.
    Reconheço que tive um pouco de receio na hora de fazer, mas o resultado é imenso.
    Totalmente recomendado!!!!

    ResponderExcluir
  4. A idéia do avião é fantástica!!! É uma ferramenta fundamental para início de qualquer curso. Você tira aquela expressão meio carregada das pessoas, permitindo uma aproximação imediata professor-aluno.
    Os alunos estranham no início, mas depois curtem bastante a idéia e se divertem como crianças. E olha que era num curso de extensão de mercado financeiro, com faixa de 30-40 anos. Reconheço que tive um pouco de receio na hora de fazer, mas o resultado é imensamente positivo. Totalmente recomendado!!!!

    ResponderExcluir